4 Dicas de serviço voluntário para fazer no fim de semana

Muitas pessoas procuram fazer uma atividade no final de semana que proporciona muito prazer e satisfação, que é o serviço voluntário.

Ser voluntário significa que você vai ajudar alguém sem esperar receber nada em troca. No entanto, muitos que trabalham nesse serviço relatam que de uma certa forma são ajudados também, por crescerem em sentido pessoal.

No passado o serviço voluntário não era tão divulgado como é hoje em dia, inclusive, prestar esse tipo de trabalho hoje é muito importante para o currículo profissional.

Atualmente há diversos campos em que uma pessoa pode se voluntário: em abrigos de animais abandonados, em campos de refugiados, em escolas, e muitos outros lugares. Conheça 4 desses lugares que você junto com amigos e familiares, pode ser voluntário nos fins de semana.  

Visitar hospitais e centros oncológicos

Você pode aproveitar os fins de semana para trabalhar como voluntário em hospitais do câncer e centro oncológicos.

Nesse ambiente, as pessoas estão fragilizadas por causa do tratamento que é muito agressivo. Além dos pacientes, também tem os acompanhantes que sofrem com toda a situação. E tudo isso ainda pode ser bem pior, quando visitamos os hospitais infantis.

Por isso, você pode aproveitar para visitar e levar um pouco de alegria para essas pessoas, por dar um abraço, contar histórias, levar um cachorro, fazer um pequeno teatro e muitas outras coisas. 

Realizar ações para moradores de rua

Essa é outra forma de ajudar alguém como voluntário nos fins de semana, realizando ações para os que moram nas ruas das grandes cidades. Essas pessoas são carentes de tudo, assim, o que você fizer com a intenção de ajudar é válido.

Você pode ser voluntário apenas para ouvir o que eles têm a dizer, pode providenciar um banho de chuveiro, entregar refeições ou distribuir agasalhos. Além disso, se você tiver feito algum curso de barbeiro poderá também oferecer serviços relacionados à beleza como corte de cabelo e barba.

Lembrando que você pode também se concentrar nas crianças que vivem nessa situação, por providenciar brinquedos, roupas e calçados para distribuir nos fins de semana.  

Visitar lares de idosos e orfanatos

Outra ajuda muito louvável é aquela prestada aos idosos e crianças em estado de abandono. No Brasil existem diversas casas de acolhimento para idosos e órfãs, onde você pode escolher algumas para fazer seu serviço voluntário.

Os idosos são pessoas que só querem um pouco de atenção, conversar sobre suas experiências de vida, então, você pode visitar um lar desses no fim de semana apenas para ouvi-los e dar um abraço neles.

O mesmo você pode fazer em lares de orfanatos. Ainda nesse ambiente você pode também inventar brincadeiras, peças de teatro ou ler histórias. Qualquer que seja a atividade, para eles serão muito importantes, já que a situação em que vivem muitas vezes passa a idéia que ninguém se importa e que não são importantes. Você pode mostra que isso não é verdade.

Ajudar catadores de recicláveis

E que tal reservar um dia no fim de semana para ajudar os catadores de recicláveis a encontrarem seus materiais de trabalho? Os catadores vivem do que encontram pelas ruas e você pode se unir a algum deles para ajudá-lo nessa difícil tarefa.  

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email