Todos os anos milhares de pessoas fazem diversas provas para concurso público com o objetivo de conseguir uma vaga em um emprego estável e seguro. Algumas pessoas começam a se preparar com dois anos de antecedência, para aumentar suas chances de conquistarem a tão sonhada vaga.

Você também está se preparando para fazer concurso público? Veja neste artigo algumas dicas práticas que te ajudarão a fazer uma boa prova!  

Estude antes que o edital seja publicado

A maioria das pessoas não têm o hábito de estudar antes que o edital seja publicado, porém, aquelas pessoas que começam a estudar antecipadamente tem mais chances de conseguirem conquistar uma vaga no concurso público. Estudar antecipadamente possibilita que você tenha mais tempo para analisar todo o conteúdo.

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher o concurso que pretende fazer, assim fica mais fácil saber o que estudar.

Alguns concursos públicos só serão realizados daqui a um ou dois anos. Estudar para esses concursos desde já é uma vantagem muito grande, já eu no dia da prova você estará mais preparado do que os outros candidatos que não tiveram tanto tempo.

Faça exercícios usando simulados

Outra dica muito útil para quem está se preparando para fazer concurso público é resolver exercícios de simulados e também das provas anteriores. Fazer isso vai facilitar o entendimento sobre a prova e também na administração do tempo para solução.

Na internet você encontra os melhores sites de questões de concurso para realizar seu estudo de modo eficiente.

Você também pode pesquisar qual é a banca encarregada pelo concurso que você vai fazer, pois mesmo com as mudanças nos temas, os modelos das questões podem ser o mesmo que questões já feitas. Em vista disso, pratique como se já fosse a data da prova.

Escolha um local apropriado para estudar

É muito importante para quem está se preparando para fazer concurso público escolher um ambiente apropriado para realizar seus estudos. O local vai influenciar muito na qualidade do ensino.

Para quem não liga muito para isso, geralmente se distrai com qualquer coisa, o que termina ocasionando em diversas interrupções durante o estudo. Com isso, o rendimento é bem pouco e a conquista da vaga fica comprometida.

Dessa forma, evite estudar em local com barulhos, que tenha crianças ou animais, além de desligar os dispositivos eletrônicos como celulares e televisores. Escolha um local calmo e prepare a mesa de estudo para que não lhe falte nada e você não precise interromper seus estudos para estar procurando. 

Defina seus horários de estudo

Definir seus horários de estudo também é um fator determinante na qualidade do aprendizado. Tenha em mente que há muitas pessoas que estão se preparando também para concorrer com você a mesma vaga. Por isso você precisa levar a sério os horários de estudo.

Estabeleça uma hora para começar a estudar e durante o período de estudo faça pequenos intervalos para descanso, pois isso ajuda na memorização das informações. Crie o hábito de começar a estudar todos os dias no mesmo horário, isso vai preparar seu cérebro para receber as informações.

Se você tem uma rotina muito corrida, defina horários que seja mais conveniente para você, por exemplo, nos finais de semana. 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *