Ter um bom relacionamento com os filhos deveria ser uma coisa normal e natural. Mas a verdade é que muitos pais precisam encontrar meios para conseguir isso, ainda mais no mundo em que vivemos, tomado pelas redes sociais.

Muitos pais fazem um grande esforço para ter uma boa relação com seus filhos, principalmente aqueles que são introvertidos. Mas a boa notícia é que existem formas de se alcançar esse objetivo. Veja algumas dicas para manter um bom relacionamento com seus filhos.

Converse e escute o seu filho

O diálogo é à base de todo relacionamento e com seus filhos não é diferente. Você precisa ouvir os seus filhos e permiti-los saber que podem recorrer a você quando necessitarem. Eles precisam entender que você vai sempre escutá-lo.

Ao chamá-lo para conversar, procure fazer isso de modo amoroso. Deste modo, ele não vai ficar irritado nem enfadado. Mostre que você se interessa pelas coisas que o preocupa.

Também é importante não o pressionar a falar. Os filhos adolescentes passam por uma fase de mudanças hormonais e por isso é comum o mau humor. Assim, se eles não quiserem conversar, respeite o tempo dele.

Respeite sua intimidade

É muito importante respeitar a intimidade de seus filhos, pois isso vai aumentar a confiança que ele tem de você. Você pode fazer isso por não ficar bisbilhotando as suas mensagens, email e redes sociais.

Antes de mexer em qualquer coisa que seja dele, peça a sua autorização e explique que é sua obrigação fazer isso como pai ou mãe.

Ajude-o a encontrar o primeiro emprego

Outra dica para manter um bom relacionamento com seus filhos é ajudá-lo na procura do primeiro emprego. Todos nós sabemos que o primeiro emprego é um desafio. Por isso, você pode incentivar seu filho a se inscrever em programas como o jovem aprendiz, que facilita o ingresso do jovem no mercado de trabalho.

Além desse, você também pode ajudar seus filhos capacitando-os para o primeiro emprego, por ajudá-los a fazer alguns cursos.

Tenha uma boa relação com seus amigos

Alguns pais têm o costume de criticar e não tratar muito bem os amigos dos filhos. Essa situação pode abalar o relacionamento entre pai e filhos, por isso, evite cometer esse erro.

Ao invés de disso, procure se aproximar dos amigos dos seus filhos e conhecê-los melhor, saber sobre os seus gostos pessoais e coisas do tipo. Se você desenvolver uma boa relação com eles, com certeza terá também uma boa relação com seus filhos.

Não o corrija por tudo

Os filhos sempre vão errar em alguma coisa ou deixar a desejar, mas você como pai ou mãe precisa se controlar para não ficar corrigindo sempre eles. Se é algo que diz respeito a gosto pessoal, respeite-o.

Mas se você ver a necessidade de chamá-lo atenção por algo errado, procure fazer isso em particular e de modo respeitoso e amoroso. Fora isso, procure ser mais flexível e menos exigente.

Façam alguma atividade juntos

Fazer alguma atividade junto com seus filhos é a melhor forma de estreitar o relacionamento. Dessa forma, procure saber o que eles gostam de fazer e programe um lazer.

Por exemplo, tente experimentar jogar uma partida de futebol ou mesmo uma partida de jogo eletrônico. Se os seus filhos gostam de cinema, se programe para ir com eles regularmente.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *